Perguntas Frequentes

O que é a cercle?

A cercle é uma plataforma de recommerce para grandes marcas. A nossa solução permite que você revenda seus produtos de forma fácil e rápida através da plataforma das suas marcas favoritas.

O que são cópias digitais?

As cópias digitais são os produtos físicos que você possui das marcas parceiras da cercle, replicados em formato digital na sua carteira. Sua carteira pode ser acessada via o recommerce da própria marca ou via o aplicativo cercle. Para que uma cópia digital seja atrelada ao seu perfil de forma automática, é necessário que o produto tenha sido comprado na marca e vinculado ao seu CPF no ato da compra.

Como posso acessar minhas cópias digitais?

Suas cópias digitais podem ser acessadas via app da cercle ou via recommerce da marca. No app, você terá uma visão consolidada da sua carteira contemplando cópias digitais de todas as marcas parceiras da cercle. Já no recommerce da marca, você irá visualizar os produtos apenas daquela marca. É importante lembrar que o seu login na cercle é único, portanto ao criar uma conta em qualquer um dos canais, você poderá utilizar o mesmo login para acessar sua carteira via outro canal. Da mesma forma, você pode acessar o recommerce de outras marcas parceiras da cercle com o mesmo login.

Qual a diferença entre o app cercle e o recommerce da marca?

No app, você terá uma visão consolidada da sua carteira contemplando cópias digitais de todas as marcas parceiras da cercle. Já no recommerce da marca, você irá visualizar os produtos apenas daquela marca. É importante lembrar que o seu login na cercle é único, portanto ao criar uma conta em qualquer um dos canais, você poderá utilizar o mesmo login para acessar sua carteira via outro canal.

Comprei um produto e ele ainda não apareceu na minha carteira. O que fazer?

Fique tranquilo! Dependendo de onde você realizou sua compra, a cópia digital pode levar algum tempo para aparecer na sua carteira. Caso tenha realizado a compra na loja física ou e-commerce da marca, a cópia digital será criada no momento que sua compra for faturada. Caso a compra tenha sido realizada no recommerce da marca, a cópia digital será automaticamente transferida para sua carteira passado o prazo de devolução do produto (7 dias corridos após o recebimento do mesmo).

Posso cadastrar um produto que não possui cópia digital na minha carteira?

As cópias digital que aparecem na sua carteira estão relacionadas a produtos físicos que foram comprados em marcas parceiras da cercle vinculadas ao seu CPF. Hoje, não é possível cadastrar produtos que foram adquiridos em outras marcas ou que não foram vinculados ao seu CPF.

Tem uma cópia digital na minha carteira que não é minha, o que devo fazer?

Caso você identifique cópias digitais na sua carteira referentes a produtos que não estão mais com você, você pode deleta-la ou transferi-la para a pessoa com que ela está. Ambas as ações estão disponíveis apenas via app. Com isso, você deve baixar o app da cercle e: a) transferir para outro usuário indicando e-mail, telefone ou CPF do beneficiário na página da cópia digital ou; b) deletar clicando em DELETAR ao final da página da cópia digital. Lembre-se, ao realizar qualquer uma dessas ações, ela não poderá ser revertida.

Como faço para transferir uma cópia digital para outra pessoa?

Para transferir uma cópia digital para outra pessoa, você deve acessar o app da cercle e:

  1. Acessar a cópia digital que deseja transferir;
  2. Clicar em TRANSFERIR;
  3. Digitar o CPF, E-Mail ou Telefone celular da pessoa para quem você deseja enviar a cópia digital;
  4. Clicar em CONFIRMAR.

Para que o usuário receba a transferência, é necessário que ele tenha uma conta na cercle, feita via aplicativo ou via o recommerce das nossas marcas parceiras. Caso o usuário para quem você está transferindo não esteja disponível, a transferência não será realizada e você será notificado. Recomendamos convida-lo a fazer parte da cercle e então, realizar a transferência. Lembre-se: ao realizar a transferência de uma cópia digital, ela não poderá ser revertida.

Como é feita a validação dos usuários cadastrados na plataforma?

Para garantir maior segurança nas interações entre os usuários na cercle, todos os usuários passam por um processo de validação de identidade ao criar uma conta na cercle, minimizando o risco de usuários falsos na plataforma. Para validar sua identidade, o usuário precisará: a) fazer o upload de uma selfie; b) fazer o upload de uma selfie segurando um documento de identificação.

Como meus dados são tratados depois da criação da minha conta?

Após a criação da sua conta, seus dados são tratados com total segurança e sigilo, seguindo as diretrizes da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Utilizamos suas informações apenas para fins operacionais, como: personalizar sua experiência na plataforma, facilitar a compra e venda de produtos, garantir a segurança das transações e enviar comunicações importantes sobre sua conta. Para saber mais sobre o tratamento dos dados, acesse nossa Política de Privacidade. Caso ainda tenha alguma dúvida, entre em contato com: privacidade@wecercle.com.

Meus dados são visualizados por outros usuários com quem estou transacionando?

Não, o usuário comprador não terá visibilidade dos seus dados ou endereço. Todas as informações de usuário são anonimizadas nas transações para garantir segurança entre as partes.

O que devo fazer se desejo saber mais informações de segurança da minha conta?

Para obter mais informações sobre a segurança da plataforma, acesse nossa Política de Privacidade. Caso ainda tenha alguma dúvida, entre em contato conosco através do e-mail privacidade@wecercle.com.

Não consigo fazer meu login. O que devo fazer?

Caso não esteja conseguindo acessar sua conta na cercle, seja via app ou via recommerce da marca, entre em contato conosco através do e-mail suporte@wecercle.com e vamos solucionar para você.

Como crio um anúncio?

Você pode realizar a criação de um anúncio tanto via app da cercle quanto via o recommerce da marca. Para anunciar um produto, você deve acessar sua carteira e seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse a cópia digital do produto que deseja revender;
  2. Clique em anunciar;
  3. Insira no mínimo 3 fotos do estado atual de seu produto. Quanto melhor forem as fotos, maiores as chances de vender;
  4. Defina o estado de conservação atual do seu produto;
  5. Defina o preço de revenda e a forma de recebimento do crédito;
  6. Confira os detalhes de seu anúncio e confirme.

Seu anúncio ficará disponível na plataforma de recommerce da marca parceira em alguns minutos e você será notificado quando ele estiver ativo para que possa compartilhar o link com a sua rede. Sempre que achar necessário, poderá editar seu anúncio acessando o mesmo através da sessão “meus anúncios" no app ou no recommerce da marca.

Posso criar um anúncio de um produto antigo que não está disponível na minha carteira?

As cópias digital que aparecessem em sua carteira estão relacionadas a produtos físicos que foram comprados em marcas parceiras da cercle vinculadas ao seu CPF. Para garantir a origem e manter a segurança na plataforma, não é possível cadastrar produtos que foram adquiridos em outras marcas.

Estou tentando criar um anúncio mas não estou conseguindo - o que devo fazer?

Caso esteja tendo problemas para criar anúncios, recomendamos conferir alguns pontos:

  1. Se foram adicionadas as 3 fotos obrigatórias;
  2. Se foi definido o estado do produto;
  3. Se foram preenchidos os dados bancários e endereço.

Caso o problema persista após conferir todos os pontos acima, entre em contato em suporte@wecercle.com que vamos te ajudar.

Como faço para identificar o estado da minha peça?

Existem três possibilidades de estado de preservação das peças: como novo, bem preservado e com sinais de uso. Para identificar em deles o produto melhor se encaixa, confira as especificações abaixo:

Como Novo: O produto está praticamente sem uso, em condições impecáveis, semelhante a um item recém-adquirido.

✅ Sem marcas de uso visíveis.

✅ Sem arranhões, manchas, descascados ou desgastes.

✅ Pode incluir embalagem original e etiquetas (se aplicável).

Bem Preservado: O produto foi usado com cuidado e está em ótimo estado, apresentando pequenos sinais de uso que não comprometem seu funcionamento ou estética geral.

✅ Pequenos arranhões ou leves marcas de desgaste.

✅ Pode apresentar sinais mínimos de uso em áreas de maior contato.

✅ Pode não ter a embalagem original, mas o produto ainda mantém sua qualidade.

Sinais de Uso: O produto tem marcas visíveis de uso, mas ainda está totalmente funcional e pode ser aproveitado por outro usuário.

✅ Marcas evidentes de uso, como riscos, manchas ou desgaste acentuado.

✅ Pode ter pequenos defeitos estéticos, mas sem comprometer a funcionalidade.

✅ Algumas peças ou acessórios podem estar ausentes (caso relevante).

Como é calculado o preço sugerido?

O preço sugerido do seu produto considera o tempo em que a peça esteve com você e o estado atual que a peça se encontra. As sugestões de depreciação podem variar de marca para marca considerando seu posicionamento no mercado. O preço sugerido pode ser alterado por você no momento da criação do anúncio, porém ele sempre deverá respeitar a depreciação máxima e mínima sugerida pela plataforma.

Onde meu anúncio será publicado?

Uma vez que seu anúncio seja publicado, você será notificado e ele estará ativo dentro do canal de recommerce da marca parceira. Para conferir seu anúncio, basta localizar o produto anunciado dentro do app ou recommerce da marca e clicar no link localizado nos detalhes de seu anúncio.

Depois de publicado, posso editar o meu anúncio? Posso alterar o preço sugerido?

É possível editar o seu anúncio em qualquer momento após anunciado, até o momento em que é vendido. Para edita-lo, acesse a página do anúncio em “meus anúncios” via app ou via recommerce da marca e clique em editar. Você pode atualizar todos as informações que foram colocadas inicialmente: fotos, estado atual e preço. Após salvar a atualização, pode levar alguns minutos para que a alteração seja refletida na página do anúncio no recommerce.

Qual a diferença entre o crédito em conta e o crédito em loja?

No momento em que criar seu anúncio, você poderá escolher receber pela revenda via crédito em conta ou crédito em loja:

  1. Crédito em Conta: Neste cenário, você pode receber até 70% do valor da sua venda diretamente na sua conta bancária indicada no aplicativo, em até 30 dias;
  2. Crédito em Loja: Neste cenário, você pode receber até 90% do valor da sua venda para utilizar como crédito (cupom) para realizar uma nova compra na marca parceira.
Quais são as taxas aplicadas para fazer a venda de um produto?

As taxas aplicadas sobre a venda dependem da forma de recebimento escolhida:

  1. Crédito em Conta
    1. Comissão pelo serviço de revenda: até 30% (pode variar de marca para marca)
    2. Taxa de Pagamento: 3.7%
    3. Taxa de Saque: R$ 3,40
  2. Crédito em Loja
    1. Comissão pelo serviço de revenda: até 10% (pode variar de marca para marca)
Como serei notificado que realizei uma venda?

Ao realizar uma venda, você será notificado via e-mail e via notificação caso possua o app da cercle baixado. O e-mail de venda terá as informações do produto vendido e sua etiqueta para transporte.

Como devo embalar o produto vendido?

Após realizar é uma venda, é muito importante que você faça um embrulho seguro da mesma, pois qualquer avaria pode acabar prejudicando sua venda e a experiência do comprador. Recomendamos o passo a passo abaixo:

  1. Embale o Produto
    • Utilize caixas de papelão resistentes (de preferência, novas ou em ótimo estado);
    • Para produtos pequenos, envelopes almofadados podem ser uma opção;
    • Evite reutilizar caixas frágeis ou que contenham impressões de produtos diferentes (como caixas de alimentos ou eletrodomésticos).
  2. Garanta segurança
    • Fotografe o produto no momento em que estiver embalando para sua segurança caso haja alguma contestação da venda;
    • Use fita adesiva larga (preferencialmente fita gomada ou fita adesiva reforçada).
    • Reforce todos os lados da caixa, especialmente as laterais e o fundo, aplicando fita adesiva em formato de “H” na parte superior e inferior.
    • Se estiver usando um envelope almofadado, certifique-se de que está bem lacrado.
  3. Etiquetas de Postagem
    • Imprima a etiqueta de envio gerada pela plataforma.
    • Cole a etiqueta em uma área visível da embalagem, evitando dobras.
    • Para maior segurança, envolva a etiqueta em fita transparente ou use bolsos plásticos adesivos para evitar que se danifique.
    • Lembre-se de que a etiqueta já está paga, basta leva-lo a um ponto dos correios mais próximo.
Como vou receber os pagamentos referentes as vendas que realizei via crédito em conta?

No momento em que você criar seu primeiro anúncio na plataforma, será necessário cadastrar seus dados bancários para que, no momento que uma venda for concluída, a cercle possa debitar os créditos devidos a você na conta cadastrada. O crédito em conta será recebido em até 30 dias após a confirmação da venda. É importante reforçar que uma venda é concluída passado o prazo de devolução do comprador (7 dias corridos após o recebimento do produto).

Como vou receber os créditos referentes as vendas que realizei via crédito em loja e como faço para utiliza-lo?

Ao ter sua venda confirmada, ou seja, passado o prazo de devolução do produto, você receberá uma notificação via app e/ou e-mail confirmando o recebimento do crédito. Para utiliza-lo, basta acessar a aba de “créditos” via app, ativar o cupom e utiliza-lo na marca em questão respeitando os termos de uso do mesmo.

Existe uma validade para usar meu crédito em loja?

As regras de uso dos créditos em loja, como por exemplo, data de validade e desconto máximo em uma nova compra podem variar de varejista para varejista. Você pode conferir as regras de uso do seu cupom através do aplicativo da cercle.

Como faço para cancelar a venda de um produto?

Para cancelar a venda de um produto, basta não envia-lo dentro do prazo de 10 dias corridos após a venda. Uma vez que sua etiqueta dos correios expirar sem a postagem, sua venda será automaticamente cancelado. Lembre-se de que o cancelamento de uma venda pode afetar sua pontuação na plataforma, afetando seu ranking.

Fiz uma venda mas o produto continua aparecendo na minha carteira, o que devo fazer?

Ao realizar uma venda, o produto segue na sua carteira e, por estar com o status de vendido, você fica limitado a ações sobre esse produto. Passado o prazo de devolução do mesmo, ele será automaticamente transferido para a carteira do comprador.

Como funciona a política de devolução?

Após a confirmação da entrega do produto, o comprador possui o prazo de 7 dias corridos para solicitar a devolução. Uma vez solicitado, o comprador receberá a etiqueta dos correios para enviar esse produto de volta para você.

Um produto que vendi foi devolvido mas ele retornou danificado - o que devo fazer?

Caso a devolução do produto vendido retorne diferente da forma enviada por você anteriormente, é importante fotografa-lo imediatamente para coletar evidencias. Em seguida, preencha o formulário de avaria para que a cercle entenda o que aconteceu com ambas as partes.

Com quem estão os produtos anunciados?

As vendas realizadas através das plataformas de recommerce das marcas parceiras são de cliente para cliente. Assim, as peças anunciadas ainda estão nas mãos do anunciante e serão enviadas por ele diretamente a você, no caso de uma compra. Para garantir maior segurança na plataforma, todos os usuários anunciantes tem sua identidade verificada ao se cadastrar na plataforma.

A marca faz alguma inspeção do estado anunciado da peça?

Os produtos anunciados são criados pelo dono atual daquela peça e ela não passa por um processo de checagem da marca. Caso você compre uma peça e ela não esteja conforme a condição anunciada, você possui até sete dias corridos para solicitar a devolução. Além disso, alguns produtos possuem um Serviço de Concierge disponível que pode ser adquirido junto com o produto. Com este serviço adicional, o produto irá passar pela marca para checagem e embalagem, antes de ser enviado para você.

Como funciona a política de devolução?

Você tem o prazo de 7 dias corridos após recebimento do produto para fazer a solicitação de devolução. Basta solicitar através desde link, também disponível ao final do e-mail de produto entregue.

Posso cancelar uma compra?

As etiquetas para envio da compra são emitidas com a aprovação do pagamento. Com isso, não é possível cancelar uma compra. Caso tenha se arrependido, você pode solicitar sua devolução assim que receber a compra.

Os produtos que eu comprar no recommerce da marca também ficarão disponíveis na minha carteira para que eu possa revender depois?

Sim, caso você faça uma compra no recommerce da marca parceira, a cópia digital será transferida para sua carteira passado o prazo de devolução (sete dias corridos após a entrega do produto).

Como os vendedores do recommerce são verificados?

Algumas marcas parceiras possuem o serviço de concierge, onde a marca intermedeia o envio do produto do vendedor até você, garantindo que aquele produto condiz com o anúncio e que sua embalagem esteja apropriada. Para utilizar desse serviço, você, comprador, deve escolher adicional do serviço concierge na hora de realizar a compra.

Para garantir maior segurança nas interações entre os usuários na cercle, todos os usuários passam por um processo de validação de identidade ao criar uma conta na plataforma, minimizando o risco de usuários falsos na plataforma. Para validar sua identidade, o usuário precisará: a) fazer o upload de uma selfie; b) fazer o upload de uma selfie segurando um documento de identificação.

Fiz uma compra para presente, como transfiro a cópia digital para outra pessoa?

A transferência de um produto pode ser realizada apenas via app. Caso você queira transferir o produto para outra pessoa, acesse o app e siga o passo a passo abaixo:

  1. Identificar o produto no aplicativo
  2. Acessar sua página e identificar o campo TRANSFERIR
  3. Informar o CPF, E-mail ou Telefone da pessoa
  4. Enviar a transferência

Para a transferência ser concluída, é importante que quem está recebendo a transferência tenha cadastro na cercle. Por fim, cada marca possui um prazo mínimo para esse produto se manter em sua carteira até que seja transferido e/ou anunciado.